4 Dicas para vai visitar o PETAR pela Primeira Vez!

O PETAR ( Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira) localizad em Iporanga-SP possui uma área de 35772,5 hectares ao todo e aproximadamente 36.000 hectares de um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica no estado de São Paulo. Suas montanhas, vales, cachoeiras, rios de águas cristalinas, cavernas, fauna e flora exuberantes tornaram o PETAR um ponto muito importante para o estudo da Mata Atlântica e para o ecoturismo brasileiro.  Localizada na região do  PEJ (Parque Estadual de Jacupiranga) fica a aproximadamente 280 quilômetros da capital. É famosa pela impressionante beleza natural e cachoeiras. O Parque Estadual de Jacupiranga, criado em 1969, é a segunda maior Unidade de Conservação do Estado, com uma área total aproximada de 150.000 hectares. Abriga grandes extensões de Mata Atlântica e outros ecossistemas em seu interior. O Parque fica na Av. Clara Gianotti de Souza, 1139, Centro, Registro. Já o Núcleo Caverna do Diabo fica na Rodovia  BR 116 – Km 476

A Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a Fundação Florestal desenvolve ações para consolidar o ecoturismo e o turismo sustentável, como estratégias de conservação e preservação da natureza e de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico regional.  Poucas experiências são tão marcantes quanto estar em áreas naturais, sentir os aromas, a umidade do ar, os ruídos da floresta, a satisfação de superar obstáculos e ter diante de si uma paisagem deslumbrante ou uma cachoeira de águas límpidas.

Você pode visitar 12 cavernas no PETAR e mais algumas cachoeiras. Para montar o seu roteiro, você precisa estudar quantos dias pretende ficar e qual é o seu condicionamento físico pois algumas cavernas requerem uma caminhada de 2horas.

O que fazer – O que Visitar no PETAR

– Piscina natural do Núcleo Santana
– Caverna de Santana
– Caverna do Morro Preto
– Caverna do Couto
– Trilha do Betari
– Caverna Cafezal
– Cachoeira Andorinhas
– Cachoeira Beija-Flor
– Caverna Água Suja
– Boia cross
– Caverna do Diabo
– Cachoeira do Meu Deus

DICA 1 – ONDE SE LOCALIZA?

PETAR em Iporanga – SP

ACAVERNA DO DIABO em Eldorado-SP.

DICA  2FAÇA SUA RESERVA EM ALGUMA POUSADA OU CAMPING COM ANTECEDÊNCIA

A taxa de ocupação das pousadas é muito baixa durante o ano todo. A maior parte dos visitantes vem aos finais de semana. Nem todas as pousadas abrem durante a semana.

 

DICA 3 – ONDE COMER

Não há grande opção ou variedade. Nem todos abrem no dia de domingo. Algo interessante de se saber: quase todas as pousadas possuem um restaurante com comida caseira e muito boa.

 

DICA 4AGENDAMENTO DOS PASSEIOS

Regra básica: você está vindo na região para conhecer os atrativos. Então agende com antecedência suas atividades. Evite imprevistos.

 

Fundação Florestal: www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/

Mais Informações:  www.petarsp.com